terça-feira, 29 de agosto de 2017

SINDICATO DOS ESTIVADORES DE MACAU



Dos acontecimentos de 1935, a tomada do poder em Natal pela Aliança Nacional Libertadora [ANL] em 23 de novembro de 1935, restou para Macau, dentre outros episódios contra as lideranças sindicais,  a prisão e destituição do presidente do Sindicato dos Estivadores, Pedro Romero de Barros.  Muitos historiadores citam a grande influência que o Partido Comunista Brasileiro tinha entre os estivadores e a proposta da criação de uma central única dos trabalhadores, fundamental para o encaminhamento das ações revolucionárias. Derrotado o governo provisório da ANL em Natal, imediatamente, em todo o Rio Grande do Norte, os considerados apoiadores do movimento foram presos. A transcrição da Ata da sessão extraordinária do Sindicato dos Estivadores de Macau realizada em 29 de novembro de 1935, três dias após a retomada do poder, é um documento histórico de grande  importância que não escapou à percepção do Professor Benito Barros [1957/2010] que o transcreveu à página 123 do Macauísmos – Lugares e Falares Macauenses – 2ª edição. No verbete da Praça  Joaquim Honório.
É uma assembleia singular. Foi presidida pelo juiz de direito da comarca à época Amaro de Souza Marinho com a presença do delegado de polícia, sargento da Polícia Militar, o tabelião do cartório e um representante de uma empresa de navegação. O que faziam essas pessoas numa assembleia de estivadores só o episódio da luta de classes e correlação de forças pode explicar. A reunião é aberta por Eloy Barbosa Pimentel, secretário do Sindicato que “convida” o juiz de direito para assumir a presidência da sessão. Em seguida o juiz Amaro Marinho informa que Pedro Romero de Barros não poderia mais ser o presidente do sindicato por estar preso  “suspeito por ideias extremistas” e propõe a dissolução da diretoria do sindicato e a expulsão de Pedro Romero de Barros dos quadros do sindicato. Feito isso elegeram uma nova diretoria para o sindicato com pessoas da inteira confiança getulista.
De Claudio Guerra para o baú de Macau.
FONTE – O BAÚ DE MACAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUAS CRÍTICAS DESTRUTIVAS FORAM DE SUA IMPORTÂNCIA PARA O CRESCIMENTO DO PORTAL TERRAS POTIGUARES, ATUALMENTE COM 40 PÁGINAS PRINCIPAIS E MAIS DE DOIS MIL LINKS